Atualmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em reconhecimento à importância do programa de Compliance para o mercado futebolístico, passou a adotar, em todos os seus contratos, parâmetros anticorrupção que aprimoram e profissionalizam a gestão esportiva nacional e internacional.

Tal como a Sociedade Anônima do Futebol (Lei nº 14.193/21 – SAF), que vem atraindo muitos clubes e ganhando adeptos de grande relevância no cenário nacional, o programa de Compliance tem sido um elemento crucial para valorizar os ativos financeiros, agregar valor à marca e obter melhores resultados dentro e fora do campo. Além da detecção de condutas indevidas, do diagnóstico de riscos e da organização dos processos internos, a implementação dessa ferramenta tem gerado benefícios reputacionais e boas demonstrações contábeis para os clubes, tendo em vista o modo como a torcida e os parceiros/investidores têm cada vez mais se comprometido com esse assunto.

A maioria dos países tem demonstrado a necessidade de se corrigir os problemas de gestão nos clubes de futebol e aumentar a transparências nas transações comerciais. Com efeito, essa nova forma sustentável de governança corporativa vem contribuindo tanto para a modernização desse esporte (de interesse mundial e palco de um mercado lucrativo) como para a reestruturação de um futebol brasileiro com maior eficiência e integridade.